Ortodontia Lingual e sua evolução


ORTODONTIA LINGUAL 

Ortodontia Lingual e sua evolução

Há 40 anos a ortodontia passou por uma das suas grandes transformações: os aparelhos com arco reto.

Segundo Echarri, a técnica lingual foi iniciada no Japão por Kinja Fujita, da Kanagawa Dental University do Japão, para atender as necessidades dos pacientes ortodônticos praticantes de artes marciais com o objetivo de protegê-los dos possíveis traumas do esporte, e imediatamente foi continuada nos Estados Unidos no final dos anos 1970, através de Thomas Creekmore, com o desenvolvimento do sistema Counceal de slot vertical para a UNITEK. Os primeiros aparelhos demonstraram grande incidência de quebras e também muitas irritações da língua. Com interesse comercial em desenvolver uma aparatologia  adequada, foram apresentadas novas versões  mais aceitáveis quanto ao conforto.
Essa alternativa estética continuava a crescer. Publicações foram produzidas, seminários e congressos realizados, associações criadas na Europa, Ásia, Estados Unidos e grandes nomes foram surgindo no contexto ortodôntico mundial: Rafia Romano, Didier Fillion, Giuseppe Scuzzo, Kyoto Takemoto .
Na atualidade, após diversos estudos que alcançaram uma evolução considerável em vários aspectos que impediam uma aceitação melhor, tais como: desconforto, interferências nos ganchos na gengiva e posicionamento dos bráquetes. Assim, puderam tornar a técnica mais aceitável e definitivamente consolidada nos meios ortodônticos.
A alta demanda para essa nova alternativa forçou, o mais rápido possível, novas pesquisas e desenvolvimento de equipes para aperfeiçoamento dos aparelhos e tecnologias.

Extraído do Livro Ortodontia Lingual (Marcelo Marigo, Luíz Fernando Eto, Carla Melheiro Gimenez)
BRAGHIROLLI, E.M.; BISI, P. ; RIZZON, L.A.; NICOLETTO, U.. Psicologia Geral. 30ª ed. – Petrópolis: Vozes, 2010.

Quer conhecer mais e tirar sua dúvida acesse:
www.abolortolingual.com.br


                                   

Postagem mais recente Postagem mais antiga

Leave a Reply